Começou a trabalhar com excel e quer ter mais produtividade na criação de planilhas? Nesse artigo aprenda a utilizar 3 fórmulas do excel que serão essenciais no seu dia a dia.
Veja Aqui: Brasil e Portugal: Como Dominar o Excel
Função SOMA
O seu uso é bem simples, basta “dizer para a função” um intervalo de valores numéricos e ela retorna a somatória.
Sua estrutura é a seguinte =SOMA(valor_inicial:valor_final). Por exemplo, se eu quiser somar os valores das células C5 até a F5, ficaria assim: =SOMA(C5:F5).
Função MÉDIA
Como o próprio nome já diz, essa função calcula a média de um intervalo selecionado, ou seja, realiza a somatória e divide pela quantidade de itens que o intervalo possui.
Assim como na função soma, ela possui uma estrutura fixa, onde se deve indicar o primeiro e o último valor do intervalo, após isso, basta confirmar para que o resultado seja mostrado.
Por exemplo a média do intervalo C5 até o F5, ficaria dessa forma: =MED(C5:F5).
Função SE
Esta função é responsável por avaliar uma condição e executar uma ação. Ao avaliar algo, a função retorna verdadeiro ou falso como resposta e que para cada uma você pode programar uma ação.
Por exemplo, suponhamos que aluno precise tirar 8 para que seja aprovado, caso não alcance essa média, ele será reprovado, dessa forma, a fórmula ficaria assim: =SE(celular_valor_media>8;”Aprovado”;”Reprovado”).
O celula_valor_media é a referência da célula que contém o valor da média do aluno que deverá ser comparado com a média que ele precisa alcançar.
Essas são 3 fórmulas do excel que você ter na ponta dos dedos para uma maior produtividade ao trabalhar com planilhas.
Para conhecer mais sobre essa poderosa ferramenta, leia “Como Aprender Excel Rápido e Sozinho”.