Qual é a diferença entre Windows e o Pacote Office?

Clique e Aprenda a usar os aplicativos do office aqui em nosso site!


Ainda é muito comum ver pessoas confundirem o sistema operacional Windows e suas versões com o pacote office e suas versões, que são fabricados pela mesma empresa, que é a Microsoft.

Nesse post, o objetivo é esclarecer isso.

O que é um sistema operacional?

É o primeiro sistema que você entra em contato ao ligar o seu computador, seu tablet ou smartphone. O sistema operacional é responsável por controlar todas as que você pede para o computador realizar e outras que você nem percebe ele também controla, como o acesso a arquivos, os equipamentos que estão plugados no seu computador (pendrive, impressora, mouse, teclado, ou outros).

O sistema operacional desenvolvido pela Microsoft chama-se Windows e ele possui diversas versões como: XP, Vista, Windows 7, 8 e a última versão é o Windows 10. Versões anteriores a Microsoft já não dá mais suporte.

O que é o pacote office?

É uma suíte de aplicativos com diversas soluções como: editores de texto, planilhas eletrônicas, aplicativo para criação de apresentações em slides em outros.

A Microsoft tem o seu próprio pacote office onde alguns dos aplicativos que o compõe são o Excel, o PowerPoint e o Word.

Eles também possuem uma nomenclatura referente às suas versões que é diferente da nomenclatura do Windows. Algumas versões são pacote office 2003, office 2007, office 2010, office 2013 e a última versão em que estamos é 2016.

Leia também: Você precisa aprender windows, pacote office e outras tecnologias para manter sua profissão. Saiba porquê!

Microsoft Word

O Word é um dos aplicativos que faz parte do pacote office e mais utilizado no mundo. Ele é responsável por realizar o processamento de textos, ou seja, se você precisa redigir um documento (ofício, declaração, trabalho escolar…), o microsoft word é o mais adequado para isso.

Microsoft PowerPoint

O PowerPoint é o aplicativo do pacote office responsável por criar apresentações. Já observou em uma palestra quando o palestrante usa um Data Show e cada tópico novo ele muda a tela de exposição para o conteúdo que está sendo exposto no momento? É bem provável que sua apresentação tenha sido feita no PowerPoint.

Microsoft Excel

O Microsoft Excel é o aplicativo mais popular para criação de planilhas eletrônicas. Nele pode se trabalhar com uma grande quantidade de dados, realizar a criação de fórmulas para encontrar resultados com mais facilidade, trabalhar com gráficos, imagens e entre outras ferramentas. O grau de importância do Excel é tanta, que muitas empresas contratam profissionais com conhecimento específico nesta ferramenta.

Leia aqui também: Aprenda o Excel e suas fórmulas Rápido e Sozinho

Percebeu? Um é o sistema operacional que gerencia todo o computador, o outro é um conjunto de aplicativos que vai dentro desse sistema operacional e que possui funcionalidades específicas.

Você gostou desse conteúdo? Foi útil pra você? Peço que compartilhe com outras pessoas, curta ou se preferir deixe o seu comentário mais abaixo.

Convido você também a conhecer o curso completo de informática gratuito, onde você dominará ao final do curso o seu computador. No curso você aprenderá a utilizar os recursos do Windows 10, aprenderá a trabalhar de vez com o Word, PowerPoint e saberá as melhores práticas para se navegar na internet.

Clique aqui para conhecer!

Comments on Facebook