Cuidado, podem hackear seu facebook e outras contas da internet

Hackear facebook, email ou outras contas do meio online é uma das buscas mais feitas na internet.

Não foram poucas as vezes que pessoas me procuraram desesperadas falando que haviam sido hackeadas e pedindo que recuperasse suas contas. Em uma dessas histórias está um caso de uma pessoa que recebeu um email com um link para fazer download de um documento. Por falta de conhecimento(e também por pura inocência), ela acabou clicando no link.

A princípio ela pensou que o link estivesse com erro, pois o documento não foi baixado para seu computador. Ledo engano. O estrago já estava feito.

Alguns dias depois, ela disse que o seu email estava enviando conteúdo impróprio para toda sua lista de contatos. Ela estava com muita vergonha. O que fazer agora?

Emails desse tipo tinham sido disparados até para um promotor de justiça.

Com o facebook, se não tomar os devidos cuidados pode acontecer de pessoas terem acesso ao seu usuário e senha e publicar em sua conta informações inverídicas. Então, mais abaixo, segue alguns esclarecimentos de como as pessoas podem roubar suas informações e também dicas de como se proteger no ambiente digital.

1 Programas maliciosos que roubam dados

Existem programas maliciosos, também chamados de vírus de computador, que se instalam com o objetivo de roubar informações do usuário.

Esses vírus podem ser instalados ao entrar em algum site que não é confiável, ao conectar em redes de internet públicas desconhecidas, ao clicar em links de e-mails em que também não se conhece a autoria.

Esses programas podem se instalar e você nem perceber que seu PC foi infectado.

A recomendação de segurança aqui, é para que você tenha sempre cuidado ao acessar sites que você não conhece e também não abra e-mails suspeitos.

Por exemplo: e-mails que dizem ser do seu banco e que tem um boleto vencido para você pagar, não caia nessa, por medidas de segurança os bancos não utilizam essa forma de comunicação.

Se você abriu o email, antes de sair clicando em qualquer link sugerido, observe a assinatura do email,ou seja, o nome do remetente após o símbolo de arroba (@) e veja se é de uma empresa ou pessoa que conheça.

assinatura-de-email

2 Tenha um bom antivírus e mantenha-o atualizado

Um antivírus é responsável por proteger o seu computador de programas maliciosos capazes de roubar informações, corromper arquivos e danificar seus sistemas.

Sempre que algo suspeito ocorrer, o antivírus irá te alertar. Mas é importante que mantenha-o atualizado, pois a cada dia novos vírus surgem e se seu antivírus estiver desatualizado, talvez não consiga detectar algum problema.

Quando for abrir pendrives de terceiros em seu computador, antes de abrir e sair utilizando, verifique-o com seu programa de antivírus. Essa atitude também reduzirá o risco de você ser atacado e ter suas informações sendo enviadas para servidores pelo mundo.

Existem antivírus pagos, como Norton ou McAfee, e gratuitos, como Avast ou Microsoft security.

3 Cuidado ao utilizar computadores públicos

Para quem tem o hábito de utilizar computadores em lan houses, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente com senhas de acesso.

Aqui a primeira dica, é de sempre entrar em um navegador com guia anônima.

Isso vai te permitir navegar pelos sites sem que a sua máquina guarde rastros ou registros de seus acessos.

Para acessar uma guia anônima no Google Chrome basta abrir o navegador e apertar a combinação de teclas CRTL + Shift + N. No Mozila Firefox aperte CRTL + Shift + P.

navegador-com-guia-anonima
Exemplo de guia anônima

Fazendo isso você evitará que o navegador guarde seu endereço de email ou armazene sua senha para acessos futuros.

Ao acessar seu email, facebook ou portais em computadores alheios, nunca deixe a opção salvar senha marcada, pois esse passo faz com que qualquer pessoa que tenha um pouquinho mais de conhecimento técnico descubra sua senha, seus logins e acessem suas informações.

4 Use e-mails confiáveis para recuperação de senha

Muitos ataques tentam forçar a entrada através da tentativa de redefinição de senha.

Então lá vai a dica, em todas as contas web que for criar, coloque o email que você mais acessa.

Se você usa apenas um email, vá nas configurações do mesmo e coloque como recuperação de senha, caso esqueça ou tenha sofrido uma tentativa de invasão, um outro email de sua confiança ou seu número de telefone.

Se sua conta desconfiar de qualquer atividade suspeita, ela te avisará e você poderá já tomar as medidas cabíveis.

Para ver melhores detalhes, acesse a área de segurança de sua conta no facebook, email e portais e veja o que você pode implementar.

Tem mais alguma sugestão de como se proteger melhor na internet? Deixe nos comentários logo abaixo.

Se esse artigo foi útil pra você, então curta, compartilhe ou deixe seu comentário.

Comments on Facebook