O que é um vírus de computador e como se prevenir

O que é um Vírus de computador e como se proteger dessa praga virtual que pode nos causar grandes danos? Continue lendo e entenda como agem.

O que é um vírus de computador?

Para ficar mais claro o conceito, vamos fazer uma analogia com corpo humano.

Imagine que alguém saudável fez uma visita em um lugar que tinha algumas pessoas que estavam gripadas.

Horas após chegar em sua casa, essa pessoa começa a sentir os sintomas de gripe também e fica debilitado, de cama e só é curada graças a alguns remédios que tomou.

O que aconteceu foi que essa pessoa teve o seu organismo invadido pelo vírus da gripe e esse vírus começou a atacar os seus sistemas de defesa, que se não estiverem fortalecidos serão vencidos e doenças surgem.

A mesma ideia serve para os vírus de computador, eles são softwares projetados para invadir outros sistemas e realizar ações – que por vezes são ações específicas.

Os vírus podem roubar informações, corromper arquivos, estragar sistemas, danificar peças, rastrear usuários, dentre outras intenções.

Como se proteger de um vírus de computador?

No exemplo que usamos da pessoa que pegou o vírus da gripe, para que reduza o seu risco de ser infectada ela precisa fortalecer o seu sistema imunológico consumindo alimentos mais saudáveis e que contenham as vitaminas adequadas para que os anticorpos possam dar conta do recado.

Com os nossos sistemas e aplicativos presentes em nossos dispositivos eletrônicos devemos levar em consideração o mesmo conceito, ou seja, prevenir a invasão de um vírus.

Para isso alguns cuidados são necessários, tais como: usar um antivírus, que é um software que deve ser instalado em nossos computadores / smartphones e que têm o objetivo de analisar qualquer ação suspeita na máquina e impedir que essa ação seja realizada.

É importante que você além de ter um antivírus instalado o mantenha atualizado.

Outra coisa que você deve se atentar é com os tipos de sites que você acessa. Eles são confiáveis? Caso não sejam, eles podem esconder programas maliciosos e serem baixados para sua máquina sem que você perceba e talvez aconteça de seu antivírus não detectar.

Não clique em links estranhos que te enviam pelo whatsapp, email ou outras redes sociais, pois segue a mesma ideia anterior.

Tenha cuidado com os locais que você insere seu pendrive. Se você for em algum lugar, conectar seu pendrive em um computador que tem vírus e ao retornar para sua casa conectar esse pendrive em sua máquina, há uma grande chance de você pegar esse vírus e os danos podem ser dos mais imprevisíveis.

No mais, fique atento. Desconfie antes de clicar em qualquer coisa, proteja seus sistemas com um bom antivírus, faça backup das suas informações em nuvem ou pelo menos em um hd externo.

Dicas de Antivírus Gratuitos:

Dicas de Antivírus Pagos

Gostou desse artigo? Enviei para alguém que você goste e que possa ser ajudado por essas informações.

Comments on Facebook